A chuva, que começou em 27 de abril no rio grande do sul, ganhou força no dia 29. Infelizmente isso ocasionou um dos maiores desastres do Brasil, grandes enchentes pela chuva forte e constante, mais de 80% das cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas chuvas que castigam o estado desde o início da semana passada.
Conforme o relatório da Defesa Civil na manhã desta terça-feira (8),
417 das 497 cidades gaúchas foram afetadas pelas tempestades, o equivalente a 83,9% do total. Ou seja, somente 80 não tiveram nenhum impacto relacionado às chuvas.
As áreas mais afetadas são, as regiões centrais, região dos vales, serra e região metropolitana de Porto Alegre.
São 128 desaparecidos e 372 feridos. Mais de 1,4 milhões de pessoas foram afetadas pelos temporais. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado.
O número de famílias desabrigadas já passam de 143 mil pessoas, sendo 20 mil em abrigos e 129 mil desalojadas, ou seja, pessoas que não têm um lugar fixo para ficar.
Como vocês podem imaginar, todas as pessoas enfrentando essa situação delicada precisam de ajuda, pois se encontram em uma situação de desamparo. Muitas empresas e marcas estão se mobilizando para ajudar, como é o caso do correio, que não está cobrando pela entrega de recursos para o RS, e a Mac não fica atrás.
Estamos coordenando um esforço de arrecadação de recursos, incluindo alimentos, água potável, roupas, cobertores, remédios e ração para os animais que também estão sofrendo com essa crise, tanto quanto nós, humanos.
Portanto, se você puder doar qualquer um desses itens, faça a sua parte. Dirija-se a uma agência dos correios mais próxima e saiba que sua contribuição pode mudar a vida de alguém.
Se você não souber como fazer isso, nós da Mac estamos coletando essas doações para enviar ao RS. Estamos localizados na AV. Brigadeiro Luiz Antônio, 2504. Ajude como puder.